Recentemente fui contatado por intermédio do Superprof, plataforma de professores na qual estou cadastrado há alguns anos. Uma jovem brasileira, morando em Portugal participou de um processo seletivo no qual foi reprovada. Ela, tentando entrar no mercado profissional pegou o teste que a reprovou para servir de base para nossas aulas. O primeiro exercício era um simples PROCV, no qual ela travou e foi reprovada.
A pergunta é:
- Por que foi reprovada numa função tão simples?
Havia uma armadilha simples no exercício, feita para complicar de fato a vida dos candidatos. Eles alteraram o formato das células, não importando o quanto ela digitasse correto, não dava certo. Faltou-lhe conhecimento básico sobre a formatação das células no Microsoft Excel.
Resolvi esse primeiro caso em instantes, ela ficou perplexa, adorou a aula e ficamos e fechar um pacote.
Enviei uma proposta de pacote de aulas numa condição especial. Ela disse que por hora não iria fazer pois estava a aguardar o chamado de outra empresa.
Ironia do destino, passados alguns dias a primeira empresa resolveu dar uma nova chance com o mesmo teste. Ela me manda uma mensagem numa sexta-feira, no meio do dia, desesperada para que eu lhe desse aquelas aulas imediatamente. E advinha só? Eu não pude atendê-la.
Moral da história?
“Sorte” é quando a oportunidade encontra quem está preparado!
Uma notícia do Estadão de 10/03/24 me chamou muito a atenção. Pois muito diferente do senso comum, onde a maioria pensa que a geração Z, a pseudo tecnológica, domina o uso da tecnologia, pesquisas de mercado nos dão conta de uma realidade muito diferente. Os grupos nascidos entre 1995 a 2010 enfrentam dificuldades para operar programas simples, como o Excel. A confusão se dá em que, usar redes sociais e smartphones não tem nada a ver com entender de tecnologia da informação, programas e aplicações.
E é aí que essa geração está levando bomba nos processos seletivos, “mexer” nos programas é muito diferente de saber usar os programas.
Não são poucos os jovens que estão tendo extrema dificuldade em entrar no mercado de trabalho, suas deficiências profissionais são enormes.
O pacote Office é a chave para entrar no mercado profissional, o Microsoft Excel é a chave de ouro, então não tem jeito, ou você se prepara ou não abre as portas.
Conheça nossos cursos, prepare-se e transforme-se para ingressar com o pé direito no mercado de trabalho.
O Microsoft Excel é de longe a ferramenta mais requisitada do Pacote Office, não importa seu cargo ou empresa, nas mãos de um profissional qualificado, ele normalmente captura (importa) dados de sistemas engessados com SAP/ERP/Microsiga e os transforma.
A flexibilidade do Microsoft Excel e sua integração fazem dele uma das ferramentas mais incríveis do mercado.
Qualquer profissional que dedicar-se a especialização no Microsoft Excel, tem um diferencial competitivo ímpar.
Esse profissional, vai produzir mais, melhor, com muita eficiência, não raro, alguns desses profissionais são tidos como “magos”.
O Microsoft Excel é sim, poderosíssimo! Mas só nas mãos de quem sabe usar.
Quer ser um desses profissionais? Quer transformar-se num profissional requisitado e respeitado, conheça nosso curso “Microsoft Excel 365 do básico ao avançado”.
Faça hoje sua inscrição!